XI Congresso do Sismmac

Último Congresso

Relembre como foi o X Congresso

No nosso último Congresso, realizado em setembro de 2012, os 150 delegados presentes votaram ações que contribuíram para potencializar a luta do magistério nos últimos três anos. Durante o encontro foram aprovados os princípios que orientam a atual gestão do SISMMAC e com base neles aumentamos a presença da direção do Sindicato nos locais de trabalho.

Também aprovamos o aumento da contribuição mensal dos sindicalizados que passou de 0,9% para 1,1%, com essa mudança melhoramos a estrutura do sindicato e ampliamos nossa capacidade de investir nas lutas da categoria.

Além disso, o X Congresso também aprovou a desfiliação da CUT. O magistério avaliou que a Central, fundada a partir das lutas da classe trabalhadora, burocratizou-se ao longo dos anos e passou a agir contra os interesses dos trabalhadores. A decisão veio acompanhada da análise de que deveríamos manter laços de solidariedade com outras categorias. Por isso, o mesmo percentual que antes era repassado à CUT – 6,2% da arrecadação do Sindicato – passou a ser usado para apoiar política e financeiramente oposições e movimentos sociais de trabalhadores que compartilham dos mesmos princípios que o SISMMAC.

Princípios aprovados no X Congresso para o programa de trabalho da gestão do SISMMAC:
• Foco no trabalho de base, com ação nos locais de trabalho;
• Formação política (teórica e prática);
• Autonomia em relação a partidos políticos e parlamentares;
• Independência frente a patrões e governos;
• Contribuir com a luta de outras categorias e no processo de reorganização da classe trabalhadora. Confira o Caderno de Resoluções do
X Congresso do SISMMAC aqui