XI Congresso do Sismmac

Notícias

  • 11/11/2015

    Magistério aprova necessidade de união dos trabalhadores da educação

    Discussão foi travada no XI Congresso do SISMMAC
    Magistério aprova necessidade de união dos trabalhadores da educação
    Na tarde dessa quarta-feira (11), as professoras e professores da rede se reuniram em assembleia após dois dias de intensos debates no XI Congresso do SISMMAC. A principal deliberação aprovada na assembleia é o início da construção de um sindicato único dos trabalhadores em educação.


    Além disso, a intensificação de campanhas de sindicalização e a manutenção do trabalho de base no chão da escola também foram aprovadas pelo magistério indicando que esse é o caminho para o fortalecimento da nossa luta.


    As demais deliberações aprovadas na assembleia dizem respeito à política de arrecadação financeira do SISMMAC.


    Sindicato dos trabalhadores em educação

    A maioria das professoras e professores da rede aprovaram que seja iniciado o debate com os profissionais do magistério e com os demais trabalhadores da educação e também com a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) para avançarmos para um sindicato de trabalhadoras e trabalhadores em educação.


    O prazo para que esse debate aconteça é até o final de 2016. A união dos trabalhadores da educação em um único sindicato é de fundamental importância para a luta por melhores condições de trabalho e pelas pautas específicas que reivindicamos no chão da escola e também nos CMEIs, CMAEs e demais unidades educacionais.


    Durante a plenária final do XI Congresso do SISMMAC, os profissionais do magistério sinalizaram que é necessário ir além e ter como horizonte a construção de um sindicato único do conjunto dos servidores públicos. As divergências ficaram em torno da forma como isso se dará e em qual ritmo.


    Política de arrecadação financeira do SISMMAC

    Após amplo debate sobre o plano de trabalho da direção do Sindicato e a organização do trabalho sindical, a maioria das professoras e professores da rede rejeitou a proposta de realizar o desconto sindical no 13º salário dos profissionais do magistério para a compra de uma sede própria para o SISMMAC.


    Grande parte dos profissionais do magistério entendeu que é preciso aprofundar o debate sobre a possibilidade de que a diretora ou diretor sindical que esteja na liberação e possua apenas um padrão possa dobrar essa jornada, com os mesmos direitos que temos nos RITs atualmente.


    As professoras e professores da rede aprovaram informar a possibilidade dos profissionais do magistério se sindicalizarem nas duas matrículas,


    XI Congresso do SISMMAC

    O XI Congresso do SISMMAC foi o maior Congresso da história do Sindicato. Com 233 delegadas e delegados, além de observadores e convidados, a maior instância de decisão do magistério municipal garantiu um amplo debate da categoria em relação ao período econômico e político pelo qual estamos passando e também sobre o Plano de Trabalho da direção do SISMMAC para os próximos três anos.


    O Congresso reforçou a necessidade de nos mantermos firmes e mobilizados contra as tentativas de ataque da Prefeitura, como é o caso da ameaça de rombo na previdência dos servidores, e também contra o conjunto das ameaças que a classe trabalhadora tem sofrido.


    As delegadas e delegados do XI Congresso aprovaram moções de repúdio às mudanças no Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), à criminalização das professoras e professores, ao projeto Escola Sem Partido/Lei da Mordaça, à chamada Lei Antiterrorismo, à privatização da educação, à exclusão da discussão de gênero e diversidade e às demissões dos metalúrgicos da Usiminas de Cubatão.


    Para além disso, mostramos com a presença massiva das delegadas e delegados da rede que o magistério não foge à luta e que, mesmo com falta de profissionais no chão da escola e com a sobrecarga do final do semestre, conseguimos nos organizar para priorizar a luta da categoria. Juntos somos mais fortes!