XI Congresso do Sismmac

Notícias

  • 10/11/2015

    Veja os vídeos com a defesa das três teses na Mesa de Abertura do Congresso

    Analise da conjuntura e movimento sindical
    Veja os vídeos com a defesa das três teses na Mesa de Abertura do Congresso
    Veja nos vídeos abaixo como foi a mesa de abertura do XI Congresso do SISMMAC. O espaço teve como tema “Análise de Conjuntura e Análise do Movimento Sindical” e contou com três debatedores indicados pelas três teses inscritas.

    A mesa abordou os principais ataques que as trabalhadoras e trabalhadores têm sofrido no último período pelos patrões e governos com o intuito de empurrar a conta da crise criada por eles próprios para a nossa classe. O PL 4330, que libera as terceirizações para todas as atividades, e o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), que diminui os salários dos trabalhadores e não garante que não haja demissão, foram alguns dos exemplos tratados.

    Além disso, a lei Antiterrorismo, que criminaliza os movimentos sociais, e a proposta de redução da maioridade penal, que busca encarcerar os filhos da classe trabalhadora, são outros ataques do Congresso Nacional às trabalhadoras e trabalhadores do país.


    A análise de conjuntura da Tese 1 foi feita por Paula de Simone, que é trabalhadora metalúrgica de São José dos Campos e militante da Intersindical – Instrumento de Luta e de Organização da Classe Trabalhadora.



    A análise da Tese 2 foi feita por Angela Maria Castro, professora da rede municipal de Curitiba e diretora da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PR).



    A Tese 3 foi representada na Mesa de Abertura do XI Congresso por Renato Pizzatto Vivan, professor da rede municipal de Curitiba.